Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

Dicas para receber bem os hóspedes

Aí vão 12 dicas para acolher o hóspede:

1 - Se o quarto for espaçoso, reserve uma confortável chaise para momentos de relax – que pode servir também para acomodar um segundo hóspede.


2 - Para garantir o conforto do convidado na hora de ele escolher a roupa, um espelho de proporções amplas é fundamental.

3 – Além do espelho, deixe à mão um secador de cabelo, um discreto cestinho com analgésico e balinhas de menta, além de uma vela perfumada. Chinelos macios e um tapete gostoso ao lado da cama também são um jeito simpático de mostrar o quanto você deseja o bem-estar da visita.

4 – Outra idéia é manter uma bandeja à vista caso o hóspede deseje buscar água ou frutas na cozinha. Assim ele irá se sentir mais à vontade quando quiser se recolher no quarto.

5 – Vejas as proporções da cama, que não pode ser curta nem estreita demais. Colchões de inflar sempre são melhores opções que sofás, futons finos ou sacos de dormir. E ofereça travesseiros confortáveis. Esses cuidados são essenciais para garantir uma boa noite de sono.

6 - Luminária de cabeceira é outra maneira agradável de mimar a visita. Luz indireta aquece o espaço e, de quebra, a pessoa não precisa levantar da cama na hora de desligar a lâmpada.

7 – Uma forma esperta de manter o clima agradável é deixar claras as regras da casa – se é permitido ou não fumar, ouvir som alto e se o hóspede deve arrumar a própria cama. Também o avise se algum utensílio estiver funcionando mal. Evitar armadilhas para ele é o único jeito de fugir de situações constrangedoras.

8 – Não é um conforto ter água à mão quando a sede aperta no meio da noite? Escolha uma moringa, coloque água fresca e deixe perto da cama.

9 – Alternativa interessante para pendurar roupas e objetos pessoais, especialmente em ambientes sem móveis específicos para o hóspede, o cabideiro tem a vantagem de ocupar pouco espaço.

10 – Evite toda saia justa! Antes de ele arrumar as malas, avise se deve trazer modelo próprio para algum passeio que você esteja programando. E pergunte sobre suas preferências gastronômicas, se tem intolerância a algum alimento ou se segue alguma dieta especial.

11 – Quer encantar de fato seu convidado? Compre um robe macio, de tom claro, e coloque à disposição no banho. Deixe também no banheiro um bowl com xampu, sabonete e pasta de dente.

12 – Lembrete: nem todo mundo adora animais de estimação. Se você tem um bichinho em casa, certifique-se de que os sofás, as almofadas, os tapetes e o quarto de hóspedes estão livres de pelos e odores. Aproveite para borrifar um spray cheiroso pela casa.




Nada além do essencial entrou no quarto de hóspedes da arquiteta Deborah Roig, mas ela cuidou de cada detalhe para deixá-lo bonito e acolhedor. Vestiu as paredes com palha de seda, desenhou o armário espelhado para evitar malas desfeitas à vista, bolou a cabeceira estofada e macia para noites de leitura e não se esqueceu da escrivaninha, posicionada ao lado da cama, que também funciona como criado-mudo. “Eu imaginei um ambiente básico e charmoso, capaz de agradar a hóspedes de ambos os sexos e de qualquer idade”, conta. Junto da roupa de cama, agradável ao toque, o abajur de cúpula florida completa a aura de aconchego.



Ao planejar este quarto, a arquiteta Fernanda Dabbur levou em conta a praticidade e o bem-estar dos moradores e dos hóspedes eventuais. “Tinha de ser um ambiente útil 100% do tempo e não apenas quando os visitantes vêm”, pondera. Como o espaço funciona também como escritório, onde fica o computador, a escrivaninha de pau-ferro foi mantida, e a estante, incrementada com lâmpadas fluorescentes nas prateleiras. Repare que o futon fica na mesma altura da parte mais baixa da estante. No dia a dia, o estofado funciona como sofá e acolhe a família. Quando o convidado chega, vira uma confortável cama de 1,98 m x 90 cm.




Sobre a cama com colcha de linho (tecido Tecdec, execução da Casa Mineira), se destacam as almofadas (Futon Company). Banqueta da Benedixt, luminária da Faz e quadro amarelo de Florian Raiss.


Sem perder a elegância de vista, a arquiteta Claudia Xavier apostou em tonalidades sóbrias e marcenaria discreta para organizar o enxoval da casa – além da bagagem dos visitantes – neste cômodo. Planejado para receber até dois hóspedes de cada vez, o ambiente ganhou bicama e uma marcenaria de carvalho com gavetas e nichos práticos. “Busquei criar um ambiente bem funcional e fugi de características femininas ou masculinas marcantes”, revela Claudia. O toque charmoso são os objetos mais coloridos, como os quadros e as almofadas, e o tapete de pele de boi, que aquecem a decoração.

Fonte: Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário