A
maioria das pessoas não nasce organizado, tornam-se organizados. Aprenda o
essencial para organizar melhor a sua casa, seu trabalho e sua vida.
1.
Cada coisa tem sua casa.
Todos
os itens que você tem, não importa o que, devem ter uma casa. Por exemplo, a
casa das suas revistas pode ser o revisteiro da sala. A casa das escovas de
cabelo pode ser a primeira gaveta do armário do banheiro. Se um item não tem
uma casa específica, é considerado um “sem-teto”. Algo que não tem lugar específico
tende a se perder facilmente.
Determine
um lar específico para todas as suas coisas. Em seguida, certifique-se de que
tudo está no seu devido lugar e pronto a ser encontrado.
2.
Não deixe os objetos fora de lugar.
Quando
você tira algo da “sua casa” para usar, a melhor coisa a fazer depois do uso é
devolve-la no lugar. Às vezes (ou sempre) parecerá tentador apenas colocar o
item na mesa da cozinha para guardar mais tarde, ou deixá-lo em sua mesa do
escritório até amanhã. Infelizmente, isso muitas vezes resulta em muitos itens
fora do lugar, o que pode deixar sua casa ou escritório em total desordem. Além
do fato de apresentar um mau exemplo para outros membros da família ou colegas
de trabalho.
Não
dê vez para a desordem. Guarde os objetos imediatamente, pois você vai encontrá-los
quando precisar dele, e seu ambiente permanecerá livre de bagunça.
3.
Arquive e não empilhe.
É
muito fácil ficar sobrecarregado com a papelada. Nosso volume de papel aumenta
diariamente. Entre listas, e-mails, contas, trabalhos de escola, documentação,
garantias, etc., é muitas coisa e às vezes parece que falta tempo para lidar
com esses documentos imediatamente. No entanto, não caia nessa armadilha, dê o
destino certo a cada papel, jogue no lixo ou arquive. Se esses documentos começam
a transformar-se em pilhas - e eles geralmente fazem - será difícil mantê-los
sob controle. Pilhas tendem a ficar mais altas e altas, e então a ideia de
desfazê-las parecerá impossível. Isso resultará em mais stress.
Se
você não precisar um pedaço de papel, se livre dele imediatamente. Recicle ou dê
um destino apropriado. Não precisa de um pedaço de papel? Arquive-o
agora. Não deixe na mesa nem por um minuto, apenas arquive. Se você destinar
menos de 1 minuto para arquivá-lo agora, ele não terá chance de crescer em uma
enorme pilha em cima da sua mesa.
4.
Qualidade X quantidade.
A
desordem e o caos andam de mãos dadas. Quanto mais coisa se tem, mais fácil será
para a desordem se formar e crescer. Melhor ter poucas e boas peças de roupa
com corte impecável e tecido de qualidade, que não fazem bolinhas e que não
desbotam ao lavar, do que muitas peças de roupa de qualidade duvidosa, isso
vale para tudo, rouparia da casa, móveis, utensílios de cozinha e de servir,
etc.
Lembre-se
sempre, importe-se com a qualidade e não na quantidade. Em outras palavras, não
é importante ter um monte de coisas, que muitas das quais você nunca usa. É
mais benéfico ter menos coisas e utilizar tudo. Simplifique sua vida e você certamente
será organizado!
5.
Localize o que você precisa, na hora que você precisa.
Muitas
pessoas pensam que se organizar é ter as coisas arrumadas. Pelo contrário,
uma pessoa pode não parecer muito elegante ou arrumada, mas pode ser muito
organizada. Ser organizado implica em realmente encontrar tudo que você precisa
quando você precisa e fazer as coisas conforme planejado. Se você pode
fazer essas duas coisas, você estará no caminho certo para ser uma
pessoa organizada.
Fonte
da imagem: Fotos de
escritório
Fonte
do texto: Chega de bagunça
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